quinta-feira, 1 de julho de 2010

25 de junho - o Dia Nacional SEM GLOBO


Essa copa foi um terror para a Rede Globo, e olha que ela se preparou bem para isso. Adquirir os direitos de transmissão da Copa do Mundo custa caro. A Fifa arrecadou US$ 3,2 bilhões nesse quesito para a copa 2010. Além disso há todo o custo de enviar uma equipe gigantesca, são centenas de profissionais, tanto para a Globo, como para a Sport TV. São repórter, técnicos, motoristas, engenheiros, comentaristas, produtores entre outros que fazem as imagens chegar até nós. Com tudo isso a "Vênus Platinada" tinha certeza. Seria a única voz do Brasil.
Certo?
Errado.
Apesar de todo o dinheiro, tecnologia, poder e prestígio a Globo não contava com atos individuais. Ações surgidas voluntariamente que poriam em xeque seu poder de sempre transmitir a "verdade". A Globo é uma representante da velha mídia. É na verdade a mais poderosa representante da velha mídia. Essa é a mídia que faz a comunicação de um para muitos, ou seja, o que o William Bonner fala é verdade. É uma mídia massificada, simplificada (só o que o Homer Simpson pode entender, segundo o Bonner) e absolutamente reativa (você só pode escolher assistir ou não e mais nada).
Mas aí surge uma coisa chamada mídia sociais. Todo mundo fala sobre elas, muitos acham que ela é o futuro agora, poucos sabem como funcionam e muita gente usa errado. Para o bem o para o mal essas mídias são algo sem controle. Orkut, Facebook, Twitter, blogs podem ser censurados, e são, podem ser bloqueados, e são, mas até nos países mais fechados eles sobrevivem. Isso vale para um país, como o Brasil, dominado por uma rede de comunicação. A Globo tem TV, jornal, rádio, site, editora, tem site, twitter e mais um monte de coisa, mas ainda é a representante da velha mídia. O que as mídias sociais fizeram, na verdade quem fez foram seu usuários, foi começar a questionar as verdades ditas pela poderosa Globo.
Tudo começou com uma brincadeira, mas será que uma brincadeira não é séria? Na abertura da Copa do Mundo o que estoura no Twitter? "CALA BOCA GALVAO". A frase é tão poderosa, que foi repetida milhares de vezes a ponto de ser a mais comentada entre todos os usuários do mundo. O mundo inteiro começou a perguntar: "o que é CALA BOCA GALVAO?". Aí a brincadeira aumentou. Surgiram explicações, todas fantasiosas, de que era uma campanha para salvar o pássaro galvão, ou que era uma nova música da Lady Gaga. Até o Paulo Coelho entrou na brincadeira dizendo que era um remédio homeopático para o Silentius Galvanius. O "CALA BOCA GALVAO" permaneceu por mais de 15 dias como o termo mais comentado entre os usuários do Twitter de todo o mundo.
Até que veio a entrevista coletiva do Dunga depois da partida com o Costa do Marfim. Nessa entrevista ele perdeu as estribeiras e desferiu impropérios impublicáveis direcionados a um repórter da Globo. A reação da emissora? Um editorial, ao estilo da velha mídia, repudiando o treinador brasileiro. A reação do mundo virtual foi mudar o cala boca para o Thadeu Schimidt, que leu o fatídico editorial. Nesse momento surgiu o movimento #diasemglobo (no twitter colocar um # na frente de uma palavra identifica ela mais facilmente na rede). O dia que começou como desforra ao Dunga, foi entendido por outros como um desafio ao poderio da emissora. A data escolhida foi dia 25 de junho, o jogo do Brasil com Portugal. Segundos depois do jogo uma série de representantes da velha mídia e outros que estão migrando para a nova mídia com a mentalidade da velha decretaram: "o dia sem globo falhou". Sua fonte? O Ibope.
O que disse o Ibope
O Ibope mede a audiência da TV brasileira. Ok, todo mundo sabe. Essa medição é feita por um aparelho instalado na televisão de algumas famílias (veja como) e são de 3 abrangências. Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro e o Painel Nacional de Televisão, que pesquisa a audiência nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Distrito Federal. Esses dados não são secretos (veja aqui), só chegam com algum atraso. Mas o que eles nos dizem?
Primeiro é preciso considerar que os números não mentem, mas os mentirosos usam números para mentir. Sabendo disso, a tentativa foi dizer que a Globo aumentou a audiência de um jogo para o outro, por isso a campanha tinha falhado. Isso não deixa de ser verdade, em parte, olhe os números:
Brasil x Coreia do Norte (15/06) Globo (48,53%) Band (7,29%)
Brasil x Costa do Marfim (20/06) Globo (43,27%) Band (7,27%)
Brasil x Portugal (25/06) Globo (46,33%) Band (8,66%)
Nossa a primeira vista realmente a Globo venceu, certo?
Errado.
Primeiro não basta comparar com o jogo anterior. Por quê? Porque o jogo contra a Costa do Marfim foi num domingo e a medição do Ibope é por televisão ligada. É bom lembrar que nos domingos as pessoas estão mais propensas a fazerem atividades coletivas e futebol lembra reunião com amigos/familiares, churrasco (ou congêneres), enfim atividades mais coletivas. Nos dias de semana as pessoas tem 2 horas mais ou menos de folga do trabalho para assistir o jogo. Portanto a comparação tem que ser com o primeiro jogo. Nesse caso a queda da audiência da Globo foi de 2,2 pontos percentuais isso significa mais de 420 mil televisores, um número significativo.
Alguns dirão "é pouco", sim é! Mas o vício na Globo é como qualquer vício deve ser tratado um dia de cada vez. Então diga para você mesmo "hoje não vou ver a Globo".

--->extraído de: www.masotti.blogspot.com

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